LENTES DE CONTATO
INTRODUÇÃO A LENTES DE CONTATO
As Lentes de Contato são excelentes opções para a compensação da visão, podendo ser utilizadas por pessoas com: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia ou apenas para trocar a cor dos olhos. Existem também indicações médicas para o uso em pacientes com Ceratocone, Afacia (pessoa sem cristalino), traumas, problemas estéticos, entre outros.
Com o desenvolvimento tecnológico atual, aliado a diversidade de materiais e desenhos, as Lentes de Contato proporcionam maior conforto, saúde ocular e podem ser adaptadas nas mais diversas situações.
Não existe uma idade pré determinada para o início da adaptação das Lentes de contato, entretanto há a necessidade de recomendações e acompanhamentos especiais em diversos casos, principalmente para crianças, adolescentes e pessoas com problemas neurológicos.
A utilização adequada das Lentes de Contato oferece inúmeras vantagens aos usuários, tais como; melhora da autoestima, facilidade para a movimentação, prática de esportes, melhor campo visual e visão, conforto, mudança no visual e estética.
Para o uso correto das Lentes de Contato é importantíssimo a realização de análises em pessoas que queiram usufruir das grandes vantagens destes produtos. Normalmente estas avaliações envolvem diversos exames, entre os quais se destacam:
Acuidade Visual, refração e sobrerrefração
Avaliação da saúde geral e dos olhos
Conhecimento do perfil do paciente e suas necessidades
Destaque especial deve ser dado às necessidades de manutenção e limpeza, como também ao treinamento para o manuseio correto do produto, lembrando que o estojo acondicionador, assim como as Lentes de Contato, precisam de cuidados especiais e possuem um prazo de validade pré determinado.
INTRODUÇÃO LENTES DE CONTATO GELATINOSAS:
As Lentes de Contato Gelatinosas, também chamadas de Hidrofílicas ou Moles, absorvem água em seu material e foram desenvolvidas para oferecer conforto ao usuário.
As Lentes de Contato possuem indicações diferenciadas para a utilização e correção, devendo ser escolhidas de acordo com as necessidades do paciente e a indicação / prescrição do adaptador e do fabricante.
Atualmente as Lentes de Contato Gelatinosas podem compensar a visão de pacientes com; Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Ceratocone. Também podem ter indicações com finalidades estéticas, cosméticas e médicas.
Entre as principais indicações médicas estão: diferença na acuidade visual nos olhos (anisometropia), necessidade de corrigir altos graus em pacientes que não possuem o cristalino (afacia), astigmatismos irregulares, ceratocone, nistagmo, aniridia (pessoas que não tem a íris), fotofobia, além de casos específicos em córneas com traumas ou com cirurgias refrativas.
As Lentes de Contato Gelatinosas se diferenciam em: desenhos, curvaturas, diâmetros, materiais, permeabilidade, conteúdo de água, coloração, sistema de troca e uso, tipo de fabricação, abrangência da correção (grau), entre outras variações.
Alguns materiais utilizados nestas Lentes de Contato possuem proteção contra os raios UVA e UVB, além de outros polímeros como: GMMA / Glicerol, NVP (Vinilpirolidona), Silicone Hidrogel, entre alguns tratamentos de superfícies, tudo para oferecer melhor umectabilidade, menores riscos de impregnações e aumentar a passagem do oxigênio pelo material.
O tempo de uso e de trocas das Lentes de Contato Gelatinosas são indicados pelos fabricantes e variam com: material utilizado, espessura, permeabilidade, entre outros, podendo também ser definido pelo especialista que realiza o processo de avaliação, adaptação e verificação do desempenho das Lentes de Contato nos olhos dos usuários.
Os critérios para definir o sistema de uso e de troca, dependem de avaliações em: córnea, lágrima, pálpebras, conjuntivas, entre outros anexos do olho. Também devem ser consideradas as características individuais de cada pessoa e de cada produto, bem como suas atividades profissionais, esportiva e de hobby.
Clientes Satisfeitos
Médicos Parceiros
Variedade em Produtos
O sistema de uso
indica o número de horas que a Lente de Contato pode ficar no olho e se classifica em:
. Diário – aproximadamente 12 horas por dia
. Flexível – 12 ou mais horas por dia, de acordo com a indicação do Oftalmologista.
. Prolongado – todas as horas de uso acordado, incluindo a possibilidade de passar com elas nos
olhos por um período de sono.
. Contínuo – durante o sono e por um período mais prolongado. Este é uma possibilidade
remota, praticamente não sendo indicada para ninguém.
Com relação as trocas, estas podem ser:
. Diárias
. Quinzenais
. Mensais
. Trimestrais
. Trocas planejadas para até um ano.
As Lentes de Contato Gelatinosas têm uma vida útil pré determinada e podem ser subdivididas em dois grupos; Lente Gelatinosas Descartáveis e Lentes Gelatinosas Anuais (troca planejada).
Lentes de Contato Gelatinosas Descartáveis:
São Lentes de Contato que devem ser descartadas (jogadas fora) após um período de uso. Caracterizam-se pela facilidade de adaptação por possuir apenas uma curvatura, além de serem mais finas.
Importante: a leitura da bula / instruções do fabricante, que acompanham os produtos, é fundamental para o conhecimento das informações sobre os sistemas de uso e de trocas indicados.
INTRODUÇÃO LENTES DE CONTATO RGP
(RÍGIDAS GÁS PERMEÁVEIS)
As Lentes de Contato Rígidas Gás Permeáveis (RGP), foram desenvolvidas para a compensação visual em pacientes com Miopia, Hipermetropia, Presbiopia e principalmente Astigmatismos, aliados ou não a Ceratocone, pós cirurgias, entre outras possibilidades.
Os diferentes desenhos e materiais disponibilizados atualmente, ampliaram e facilitaram as adaptações, permitindo, mesmo em casos mais complicados, maior conforto, melhor acuidade visual, alta permeabilidade e maior tolerância ao uso.
As Lentes de Contato Rígidas Gás Permeáveis (RGP) quando indicadas para adaptações em pacientes com Ceratocone (córnea anormal em forma de cone), oferecem melhores possibilidades de visão.
A troca lacrimal oferecida pelas Lentes de Contato Rígidas Gás Permeáveis (RGP) é muito maior quando comparada a qualquer outra Lente de Contato, refletindo em melhor oxigenação para a córnea e consequente saúde ocular.
Como a matéria prima das Lentes RGP não absorve água, estas Lentes de Contato permitem menores índices de impregnações, são mais fáceis de manusear e a sua assepsia /manutenção é facilitada.
Apesar da imagem negativa, formada pelas primeiras lentes oferecidas há muitas décadas, estas lentes de contato oferecem conforto satisfatório quando adaptadas adequadamente. Os desenhos atuais, aliados as diversas possibilidades de curvaturas e diâmetros, personalizam e individualizam as adaptações e oferecem melhor ajuste lente / córnea.