LENTES RGP

DICAS IMPORTANTES PARA USUÁRIOS DAS

Lentes de Contato RGP


Parabéns, você acaba de receber uma Lente de Contato com a marca Optolentes, uma das principais fábricas de Lentes de Contato no Brasil. Tenha a certeza que este produto foi fabricado com critérios e controles avançados, atendendo as recomendações do seu adaptador, a legislação da ANVISA (Vigilância Sanitária) e normas nacionais e internacionais para a fabricação de Lentes de Contato.

Caso ocorra algum inconveniente, por favor retorne para uma avaliação com o seu especialista, estaremos ao dispor para atendê-los de forma diferenciada, oferecendo uma prestação de serviços exemplar, melhorando consecutivamente a sua satisfação.

Desde já agradecemos a oportunidade de estar disponibilizando nossos produtos e ajudando para que possa enxergar o mundo de maneira adequada.

Desejamos muito sucesso no uso desta lente de contato.



Com o objetivo de colaborar com informações de como obter melhor resultado no uso das suas Lentes de Contato RGP, abaixo apresentamos algumas considerações:



SOBRE A ADAPTAÇÃO DAS LENTES DE CONTATO RGP:

1- A adaptação das lentes de contato RGP é realizada por profissionais qualificados que devem dispor de equipamentos, instrumentais, conhecimentos e lentes para testes, objetivando escolher o melhor resultado, mantendo a saúde ocular e proporcionando a visão mais adequada para o caso.

2- As lentes possuem modelos, desenhos e materiais diferenciados que serão escolhidos após os exames e avaliações, pelo adaptador, junto aos pacientes.

3- Os valores das adaptações das lentes de contato podem e normalmente são diferenciados, pois levam em consideração muitas variáveis, como exemplo: problemas da visão, tipos / tamanhos / formatos da córnea, exames, testes, dificuldades no processo, possíveis ajustes e trocas, desenhos da lente, materiais, fornecedores das lentes de contato e tempo de adaptação.

4- Normalmente as lentes de contato RGP devem ser trocadas num período de 12 meses.
a. O prazo de validade da maioria das lentes de contato existentes no mercado é de 2 a 5 anos, entretanto esta consideração é para lentes lacradas (sem uso), após abertas este tempo é reduzido, pois recebem e sofrem com a ação externa (luz, calor, pressão, química dos produtos de limpeza, entre outras possibilidades), como qualquer outro produto, portanto siga corretamente as informações recebidas do seu adaptador.

5- Indicada uma avaliação oftalmológica a cada 6 meses.

6- Existem alguns inconvenientes que podem restringir o uso das lentes de contato, o oftalmologista poderá fazer as avaliações para determinar as indicações e contraindicações.

SOBRE AS LENTES DE CONTATO RGP:

1- Os oftalmologistas são os profissionais indicados para fazer e acompanhar a adaptação das lentes de contato. Eles serão os responsáveis por determinar o melhor desenho e material, assim como a marca e o tempo de uso e de troca, observando que os fabricantes também indicam o prazo aproximado para o uso e para as trocas.

2- As lentes de contato possuem muitas variáveis, portanto precisam ser testadas antes de recomendadas. Marcas, modelos e materiais diferentes podem dar resultados diferentes.

3- Podem ser nacionais ou importadas. Independentemente da procedência, todas devem ter registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), seguir rigorosos padrões, estar dentro do seu prazo de validade, oferecer qualidade aos seus usuários e possuir forma para a rastreabilidade dos produtos.

4- Atualmente existem diferentes marcas de lentes de contato que oferecem inúmeras variáveis de produtos, apresentando características diferenciadas, como: fórmulas, materiais, desenhos, indicações, tempo de uso e de troca, abrangência e amplitude de parâmetros, entre outras.


SOBRE A LIMPEZA E O MANUSEIO DAS LENTES DE CONTATO RGP:

1- Antes de manusear (colocar ou retirar) suas lentes de contato, sempre lave muito bem as suas mãos, com sabão neutro e sem hidratantes e enxague-as abundantemente.

2- Seque as mãos com toalhas que não soltem fiapos ou resíduos. As mais aconselhadas são as de papel e descartáveis.

3- Antes de tocar na sua lente de contato RGP, lubrifique os seus dedos e também a lente de contato com o produto de manutenção indicado pelo seu oftalmologista.

4- Para a limpeza mais adequada da sua lente de contato RGP, siga as recomendações do seu oftalmologista. Após o uso das suas lentes de contato, diariamente, realize a limpeza das mesmas com o produto indicado, através de leve e delicada fricção na lente, com movimentos circulares e em cruz, entre os dedos (polegar e indicador) ou com a lente na palma da mão e com o dedo indicador. Após esta fricção, segure a lente pelas bordas, evite tocar no centro da lente e faça um enxague rigoroso.

5- Para evitar a troca das lentes (de um olho para o outro), sempre manuseie a lente do olho direito primeiro, depois siga os mesmos passos para a lente do olho esquerdo.

6- Evite de todas as formas manusear ou deixar suas lentes de contato secas.

7- Se por algum motivo necessitar interromper o uso das suas lentes RGP, as mesmas poderão ser guardadas secas, entretanto lembre-se de todos os cuidados com relação a limpeza do estojo, local de armazenamento, exposição a luz e ao calor. Importante ressaltar que quando retornar ao uso, necessitará fazer todos os passos para a sua limpeza, indicando que a mesma fique por algum período imersa no líquido recomendado. Caso opte por armazená-la na solução, lembre-se que a mesma possui um prazo menor de validade após aberta, determinado em sua bula, sempre troque a solução dentro do período indicado.

8- As lentes de contato RGP podem ser danificadas (impregnadas, manchadas, com corpo estranho, riscadas, deformadas, quebradas e ou lascadas, craqueladas, entre outros) por pressões inadequadas em seus estojos, quedas das lentes ou dos estojos, fricção exagerada, armazenamento em locais com excesso de luz ou calor, uso de produtos vencidos ou inadequados (pasta de dentes, esponjas, entre outros). Caso perceba desconforto repentino, procure seu oftalmologista.

9- Não utilize água para a limpeza da sua Lente de Contato, lembrando que a mesma pode estar contaminada com micro-organismos, produtos químicos, entre outros possíveis compostos que possam prejudicar a saúde do seu olho, o material e a superfície da lente.



SOBRE OS ESTOJOS PARA ARMAZENAR AS LENTES DE CONTATO RGP:

1- As suas lentes de contato RGP, deverão estar ou ser armazenadas em estojos apropriados (com ranhuras) e imersas no produto indicado pelo seu oftalmologista.

2- Os estojos também devem receber a limpeza diária.

3- Poderão ser lavados com água e sabão neutro e sem hidratantes e secos com toalhas limpas, que não soltem fiapos, de preferência de papel e descartáveis.

4- Devem ser mantidos em local livre de; contaminações, altas temperaturas, excesso de iluminação, entre outros. Nunca em banheiros ou geladeiras.

5- Antes de colocar suas lentes no estojo, verifique as condições dos mesmos, só acondicione suas lentes quando tiver certeza que estão livres de inconvenientes.

6- Os estojos de lentes de contato devem ser trocados a cada 2 ou 3 meses.

7- O produto utilizado para a limpeza ou armazenamento da lente de contato, que estava no estojo, deve ser descartado diariamente.

8- Lembre-se que a impureza e ou impregnação existente no estojo poderá passar para a sua lente de contato, portanto cuide do seu estojo, não o deixe exposto a contaminações, evite colocá-lo sem proteção em bolsos, sacolas ou bolsas.



SOBRE OS PRODUTOS DE LIMPEZA E ASSEPSIA PARA AS LENTES RGP:

1- Para a assepsia, use apenas os produtos com registros na ANVISA e dentro do prazo de validade. Lembre-se que todo o produto de assepsia de lentes de contato possui um tempo de ação, assim como um prazo de validade diferenciado após a sua abertura. Em caso de dúvidas, leia as instruções disponibilizadas pelos fabricantes em suas respectivas bulas.

2- Conheça o produto indicado, leia as informações nas bulas, cuide com possíveis irritações. Em caso de ardência, olhos vermelhos, excesso de lágrimas, entre outros, não use as suas lentes e o produto indicado e procure seu oftalmologista para melhores esclarecimentos.

3- Produtos para diferentes aplicações:

a. Limpeza:
1. Tem a propriedade de limpar a superfície da lente de contato, retirando o excesso ou acúmulo de impurezas.
2. Normalmente indicados – Clearlens Solução Limpadora, Limpsol, detergentes / shampoos neutros e sem hidratantes. b. Assepssia / Manutenção:
1. Com a função de eliminar micro-organismos, impurezas e possíveis agentes indesejados, assim como de manter a lente de contato livre de possíveis impregnações.
2. Os disponíveis – Clearlens Solução Conservadora, Clear Care Plus com Hydraglyder, Unique PH, Opti Free GP, Boston Simplus, Boston Simplicity, entre outros. c. Enxague:
1. Normalmente utilizado para retirar os resíduos dos produtos anteriores, podendo ter formulações mais leves.
2. Os mais utilizados – Clearlens Solução Conservadora, Bio True, Opti Free, entre outros.
3. Para aqueles pacientes mais sensíveis, poderá ser recomendado o uso do soro fisiológico, apenas para o enxague, entretanto com muita reserva e cuidado, pois o risco de contaminação é elevado.
O soro fisiológico também poderá ser indicado para os usuários de Lentes Esclerais.
Caso realmente seja necessário, o uso do soro fisiológico, não deixar de lado e de forma alguma as etapas anteriores (limpeza e assepsia) e demais cuidados. Também fazer a compra e uso de flaconetes de 10ml para uso único, com descarte imediato após o seu uso.
OBS.: Sempre siga as recomendações do seu oftalmologista, em caso de dúvidas faça, para ele, os questionamentos necessários.

SOBRE O USO DE MAQUIAGEM COM AS LENTES DE CONTATO:

1- O uso de maquiagem deve ser cuidadoso, evite o excesso, preocupe-se com lápis e rímel, principalmente nas bordas das pálpebras. Sempre manuseie e coloque suas lentes antes de fazer a maquiagem e retire suas lentes antes de retirar a maquiagem, utilize demaquilantes a prova d’água. Lembre-se que toda a maquiagem possui propriedades (proteínas, pós, brilhos, entre outros) que podem aderir na superfície das suas lentes de contato e produzir impregnações e consequentemente insatisfação com a visão ou com o conforto.



SOBRE O USO DE LUBRIFICANTES COM AS LENTES DE CONTATO:

1. O uso de lubrificantes normalmente é indicado, pelo oftalmologista, para usuários de lentes de contato RGP, principalmente para aqueles que permanecem em ambientes secos, com muita ventilação e com ar condicionado acionado e também para os que fazem o uso de equipamentos eletrônicos, aumentando a atenção e reduzindo o número de piscadas.

2. Exemplos de alguns lubrificantes utilizados e receitados pelos oftalmologistas para o uso em conjunto com as lentes RGP: Fresh Tears, Genteal, Optive, Lacrifilm, Opti Tears, Hyabak, Lens Lubricans, Renu Gotas Umidificantes, Cellufresh, Refresh D, Opti Free Solução Umidificante, entre outros. OBS.: Use colírios e lubrificantes receitados pelo seu oftalmologista.



ATENÇÃO PARA OS SINAIS DE ALERTA OU DE PERIGO:

Em caso de incomodo anormal, olhos vermelhos, inchaço, coceira, pressão, sensibilidade a luz entre outras possíveis irregularidades com os seus olhos ou com suas lentes, tire as suas lentes de contato dos seus olhos, interrompa o uso até ser consultado por um oftalmologista, ele será o profissional mais indicado para avaliar os sintomas, fazer os exames e analises necessárias e sugerir possíveis tratamentos e ou soluções.



IMPORTANTE:

Evite tomar banho ou entrar na água de rios, lagos, mar, piscinas ou banheiras de hidromassagem com as suas lentes de contato, lembrando que a água poderá estar contaminada com bactérias e micro-organismos que poderão causar danos na saúde ocular.

Estas informações são para apoio ao usuário de Lentes de Contato, foram escritas com o objetivo de colaboração, devem ser avaliadas pelo Oftalmologista / Adaptador, podendo ser alteradas de acordo com a necessidade de cada paciente. Lembramos que não avaliamos os usuários, não tendo conhecimento específico de cada um e não sendo o responsável pelas indicações individuais.

Ficamos sempre ao dispor para a troca de informações e ajustes necessários.